segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lavanda / Alfazema

Marido trouxe um vaso com uma planta. Era Alfazema. Olhei para ela, senti seu cheirinho.
Sim, tem cheiro de alfazema ou lavanda. Mas eu achei essa lavanda um pouquinho diferente.  Pensei nos meus vasinhos com lavanda artificiais e descobri: não sei nada sobre as lavandas ou alfazemas. 

Lavanda artificial.

Fui pesquisar sobre a Lavanda ou alfazema e aprendi que ela pertence a família das Laminaceae e que existem várias espécies, como por exemplo a lavanda inglesa, francesa e espanhola. São aromáticas, podem ser utilizadas como decoração de bolos, usadas como ervas (erva de Provence), também podem ser usadas como óleo, sachês e depois fui me lembrando o quanto somos rodeados por essa fragância.


Se vamos limpar a casa, tem mil produtos com o aroma lavanda. Se vamos tomar banho, tem xampu, sabonete, óleo corporal, colonia, tudo a base de lavanda.

Lembro que alfazema afasta os piolhos das crianças. É só perfumar um pouquinho a nuca com alfazema para prevenir a infestação dos bichinhos.

A lavanda ou alfazema está num vaso, dentro da sala. Terá que ir para um lugar com luz direta do sol. Sempre vejo plantinhas lindas e depois elas vão murchando, murchando.... 



Creio que a lavanda daqui de casa seja essa: a Lavanda stoechas
Fiquei super confusa, pois marido trouxe para casa : Alfazema.
FONTE





Creio que ela não dará flores como 
esses : Buquês naturais
- Fonte 

Clique e veja mais sobre lavandas e aromaterapia.
O óleo de lavanda, é bom para insônia, pois é calmante e relaxante.
 - AQUI



Eu que não sabia quase nada sobre as lavandas
descobri  nesse site , tudo muito explicadinho.

AQUI
Tem receitinha desse sachê - o qual eu pretendo fazer em breve.
Eu prefiro sachês sem bolinhas de sagú, feito com plumante ou as próprias
ervas. Aqui nesse site também tem receita de biscoito com lavanda.


Eu disse fui pesquisar. Findei descobrindo muita coisa sobre a lavanda/ alfazema.
Amanhã vou colocar a alfazema  aqui de casa, num lugar ensolarado,
bem digno de uma plantinha e aguardar o seu crescimento.
Mas será que seu nome é mesmo Alfazema? ou Lavanda?
e agora?


20 comentários:

  1. Eu adoro essa florzinha e seu perfume. Me delicio com ela no blog da Claudiaroma :

    Se não conheces, vais adorar.Olha:

    http://claudiaroma.blogspot.com.br/


    beijos,linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu sou completamente apaixonada por lavanda, quase todos os omeus produtos de limpeza tem cheirinho de lavanda, além da cor lavanda ser lindo. Quando fizer os saccjezinhos vc põe aqui pra gente ver.bjks minha linda

    ResponderExcluir
  3. Há alguns anos eu fazia artesanato e estava na moda sachés com cheirinho.
    Comecei por fazer umas bonequinhas de lã e no chapéu delas eu acondicionava dentro do enchimento de algodão, florinhas de alfazema que comprava em pacotinhos, mas ficava caro.
    Um dia tive conhecimento com uma senhora que cultivava alfazema e decidi comprar alguns Kilos, penso que comprei 10 ou 15 Kilos. Usei muita alfazema, fiz muita coisa com ela.
    Como a alfazema vinha directo do produtor, sem que lhe tirassem o extracto, o seu aroma era muito, mas muito agradável.
    Quando eu entrava nas lojas para vender as minhas coizinhas, as pessoas diziam que eu impregnava a loja de cheirinho.
    Acreditam que ainda tenho alfazema comigo, guardada dentro de um tambor de 25 litros e que ainda mantêm o mesmo aroma?
    Pois é, a alfazema, desde que seja apertada entre os dedos, ela continua a exalar seu aroma durante anos.
    Também gosto muito de alfazema, tanto do aroma como da planta. Aqui em Portugal usa-se muito em jardins e quando passo por perto tenho sempre que apertar um raminho para trazer comigo o seu cheirinho gostoso.
    Meu abraço fraterno
    Clementina

    ResponderExcluir
  4. eu AAAAAAAAAAAAMO lavanda...e alfazema rsrs

    ResponderExcluir
  5. Zizi querida, eu amooooooooooo lavanda e alfazema, mas também confundo as duas... rs
    De qualquer forma, sei que são excelentes para purificar as energias, nossas e dos ambientes. Uso sempre. Tenho a colônia, que é ótima pra casa, e a natural, que, quando molhada, deixa um cheirinho maravilhoso no ar!
    Amei este post!
    Beijos e uma semana abençoada pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  6. Minha querida!
    Que saudades grandes suas!
    Que post mais cheiroso e lindo.
    Eu digo lavanda! E amo o seu aroma e sua cor. MInha favorita.
    E vc tudo bem? Adorei sua foto nova de perfil, lindona!
    Beijos e até breve com minhas novidades!!!
    Canela

    ResponderExcluir
  7. Zizi querida, eu sou apaixonada por lavando e seu post hoje me esclareceu bastante, valeu cada palavra. Bjus, rose.

    ResponderExcluir
  8. É verdade Zizi encontramos lavanda em quase tudo, a da minha casa é igual ao desses buques roxinha e são lindas...

    e nao sabia q afastava piolho não olha q interessante e adorei a pesquisa zizi

    grde bj

    rose jp

    ResponderExcluir
  9. Zizi,
    Bom post, em que fiquei sabendo de muita coisa sobra a lavanda.. já que ela está presente em quase tudo na nossa vida.. a planta deve exalar um cheiro delicioso.
    Lavanda/Alfazema sempre fazemos confusão, não é?
    bjokasss

    ResponderExcluir
  10. Zizi, ano passado fui no jardim botânico aqui de Cambridge e tem uma parte chamada "jardim de cheiros" com lavandas, que seriam essas florzinhas roxas, vc passa e sente o cheiro no ar, nossa, experiência maravilhosa... Beijos

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por compartilhar
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu acho lindo lavanda. Mas já procurei aqui em Fortaleza para vender a planta mesmo e não encontrei. E a cunhada da minha irmã disse que aqui ela não sobrevive por conta do sol e calor extremo. Mas que eu acho a plantinha mais linda do mundo eu acho. Também não sabia que existiam tantas variações. Pensei que só tivesse a lavanda lilás. Mas a sua é linda. Tem cheiro já?
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Muito legal,gostei,parabéns.
    Até mais

    ResponderExcluir
  14. Oi Amiga, também tô com dificuldade de comentar em alguns blogs.
    Amei os Vasinhos!!! Lindos!!!
    Acabe de fazer uma postagem e gostaria de saber a sua opinião

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  15. Zizi, adorei sua visita lá no meu novo blog. Conto com sua companhia!

    ResponderExcluir
  16. Oi Zizi,

    Linda a sua postagem.
    Tive a oportunidade conhecer um campo de lavandas e foi uma experiência linda.
    Flores sempre alegram a casa e a vida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olha eu sou apaixonada por lavanda, adorei a postagem! e olha te respondendo sobre o tecido para o corpo da Tilda eu comprei dois tipos de tecido o linho e o algodão cru mas não tenho certeza se esses tecidos são os corretos mas tem alguns sites que vendem os kits já prontos para fazer, mas enfim vou tentar fazer e se der certo com o linho e o algodão cru te aviso ok!

    Bjs; Nini

    ResponderExcluir
  18. Eu já tentei plantar lavanda num vasinho, ate germinou, mais nao sei pq nao vingou, murchou, uma pena, a lavanda é tao linda!

    ResponderExcluir
  19. Zizi querida, que delícia. Também amo Lavanda e tudo que tem esse aroma e sempre confundo uma com a outra. hihi...

    ResponderExcluir
  20. Amiga...o que é isso meio transparente no vaso com sua lavanda? Parecem cristais...rs
    Bjim

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!