segunda-feira, 15 de abril de 2013

Finalizando a viagem

Hoje eu prometo que termino a saga da viagem. Eu adorei cada momentinho dela. Minha vida anda meio sem gracinha por aqui, então a viagem ficou na minha cabeça. Lembro dela a cada instante.
Essa semana até que foi agitada. Assim que chegamos, nossos filhos vieram nos visitar. Já foram embora, e tudo voltou ao normal de uma casa  silenciosa. 
Eu falei que ia postar sobre móveis, mas não é bem assim. É que o mobiliário visto num museu me chamou  a atenção. Aconteceu durante o passeio a Santo Domingo no El
Alcazar de Colón. 
O Alcazar foi moradia do filho de Cristóvão Colombo, o Diego de Colón. Ele fica na Plaza de Espanã. Mas depois morou nela o vice governador da época. 
O guia explicava em espanhol e muita coisa eu devo ter perdido. Nosso guia não dominava a língua portuguesa, e falava super rápido o espanhol. Só na Catedral, havia áudio explicativo na nossa língua. 


O passeio teve início em uma fábrica de charutos. Essa é a de uma gravura.
Eu sou muito ingênua mesmo. quando vi os funcionário num silêncio total, não imaginei que era a fábrica. Pensava em algo gigante. Pensei que era uma cena de demonstração, sei lá! Marido disse: ué, mas você não estava visitando uma fábrica? Gente, fiquei assim, em choque e meio sem graça. Depois tirei a câmera, e pedi licença pra fotografar. Segundo uma funcionária ela molda 300 charutos diariamente. 
Essa caixa custa cem dólares.
Não perguntei o preço. Sobre charutos nada me interessava.
Será que tem nome de cinzeiro?
Aqui mora o presidente
Entre grades e muitos expectadores, a foto fica meio difícil!
Chegando no El Alcazar de Cólon, construído para abrigar o
filho de Cristovão Colombo, Diego colombo 
As fotos não ficaram boas, Muita gente, tinha que ser rápido

Se eu fosse perguntar tudo, o guia não ia gostar.
Mas eu adorei esses garrafões verdes.
Como devia ser um decorador naquela época de 1500?
Nem tudo mudou...

Os pratos na parede continuam adornando
nossas casas.

As louças continuam expostas revelando suas belezas.


Tudo era em cobre. E quando apareceram as primeiras
doenças devido a contaminação, os patrões desconfiaram
estarem  sendo envenenados pelos empregados. Durante
as refeições havia um  empregado que devia provar toda a
comida na frente do patrão, só assim ele comeria.

E lá fui eu perguntar o que era aquele recipiente no chão.
O guia explicou-nos que era um braseiro para aquecer as noites de frio.
Nunca era usado, pois na Republica Dominicana não fazia frio.


Gosto de me ater aos detalhes do piso.
Aqui o brasão do Rei  da época.
Juro que não ouvi nadinha do que ele falou.
Ou eu fotografava ou entendia a história.






Segundo o guia, aqui  os reis Fernando e Isabel.
Prometidos  a um casamento
sem nunca terem se visto. Apaixonaram-se
desde o primeiro momento. Tinham entre catorze e quinze anos.
Verdade?


Eu achei essa louça muito nova, não deve ter mais de 500 anos não.
Acho que era só pra compor a mesa.


Saindo do El Alcazar, passamos no Panhteon da
Republica dominicana, onde tem os restos mortais de vários heróis.


E depois na catedral  Primada de América
Linda, imensa. Não podemos entrar com os braços desnudos,
então é necessário cobrir com um xale ou  canga
que eles chamam de pareô. Eu tinha a minha.
 Quem não tem , eles emprestam.
Pra variar o que mais me chamou a atenção foi esse
menino que deve ser um santinho. Quem será?
Na Catedral. Correndo contra o tempo.
Por fim, visitamos o Parque de los tres Ojos
uma caverna com lagos de enxofre e água cristalina.
Um calor intenso, mas muito bonita.
Pronto. Finish.
Agora vou dar sossego e ficar postando
aqueles meus artesanatos chatos, rsrsrs
Até a próxima viagem!
Como o hotel teve um problema de over booking e
nos transferiram para um outro da mesma rede  ,  nos deram
um estadia de sete dias em qualquer dos cem hotéis a escolher.
A saga continua!




29 comentários:

  1. Zizi, eu não canso de ver essas fotos lindas, saber mais e aprender de lá contigo. Lindos detalhes conseguiste mostrar.

    Valeu mesmo e imagino quantas coisinhas ainda deves ter visto e ,aos poucos, vais lembrando! beijos,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Zizi,
    Que legal saber os detalhes da viajem, cada lugar lindo mesmo.
    E essa do hotel então, melhor ainda, rsr
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos,
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou viajando com você rsrrs
    Muito legal!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Zizi,
    Adorei viajar com você :)
    Legal saber que muita coisa ainda continua inspirando os dias de hoje.

    Também gosto de procurar os detalhes e quando estou em excursão geralmente fico para trás por conta das fotos rs
    Nem todos os guias estão preparados para muitas perguntas rs
    Adorei connhecer sobre o Alcazar e a sua história.

    Que bom que viajou um pouquinho por lá também.
    É lindo mesmo, tive que economizar nas fotos, o post já estava enorme rs

    bjs, e uma ótima semana também!
    Pode deixar , quanto ao encontro eu te falo, com certeza!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Zizi, Tive um fim de semana tão cheio (mas maravilhoso) que não deu para visitar ninguém. Acabo de chegar, mas como não comentar esse seu post! Me deliciei vendo o mobiliário, louças, imagens que contam a história de um povo, de uma nação! De certa forma todas nós viajamos contigo e creia, amamos!!
    Boa semana, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Qdo eu viajo (raramente) tb gosto de fotografar cada detalhe, prestar atenção na arquitetura, nos objetos. 90% das minhas fotos são de lugares e coisas... hahaha!
    Amei conhecer um chiquito da RD ctgo, amiga! Gostaria de saber e conhecer muito mais... é sério.
    E como assim artesanato chato? Tsc, tsc, tsc... não diga isso nunca!!!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  7. Amiga linda.. que tudo!!
    Eu acho lindo lugares antigos.. porque possuem histórias.. vidas..
    Ai que eu adorei viajar contigo..
    Cada post cheio de riquezas, cheio de paixão..
    Bom demais da conta..
    Linda a história dos dois né?
    Amor é sempre amor né amiga?
    Nos encantando com sua força..

    Um super beijo no seu coração e uma noite linda..

    ResponderExcluir
  8. Viajei junto contigo Zizi...legal saber um pouco de outros lugares, outros países...tenho medo de cavernas ....kkkkk
    e seus artesanatos não são chatos nada... eu os adoro!
    tenha uma ótima e proveitosa semana! bjssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Zizi,

    como é bom viajar e como no momento não estou podendo, estou adorando viajar com você. Apesar de adorar seu artesanato e os seus posts, é sempre bom ver lugares novos e interessantes. Adorei as fotos, a história da humanidade é cheia de surpresas e muito interessante.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  10. Zizi,

    EU gosto de ver suas postagens sobre viagens, porque você vê coisas que não são óbvias e permite que a gente viaje com você.

    Eu preciso dizer que amei tudo???

    E seus artesanatos não são chatos, são lindos!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Zizi,
    Eu adoro quando vc posta aqui suas viagens, por mim ainda poderia postar vários dessa sua viagem que parece que foi muito legal.
    Amei as fotos, adoro ver museus e suas histórias através de móveis e artefatos. Agora aquela louça é mesmo muito nova para ter mais de 500 anos. Meio suspeita...rsrs...
    E que linda a casa do Presidente! A Catedral também é bem rica, como tudo daquela época.
    E que legal que vc ganhou 7 diárias onde quiser ir! Muito chique vc! Escolha logo e nos mostre a nova viagem a fazer.
    Beijos grandes
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Que viagem encantadora Zizi,recorrer lugares históricos e umas das coisas que mais gosto quando viajo.
    Beijinhos querida e lindo dia.

    ResponderExcluir
  13. Oiiii Zizi,
    que viagem legal, quanta história, viagens assim valem muito a pena. E agora revendo as fotos viajamos novamente, amei!
    Quando os filhos casam a casa fica vazia né, mas faz parte da vida, minha mãe não ficou só, minha irma casou e mora em cima rsrs

    Boa semana,
    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  14. Adorei as fotos Zizi que viagem maravilhosa
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Maravilha de viagem, as fotos ficaram lindas... Amei tudo!
    Amiga, o nome do produto que passei no estrado com flores está neste post:

    http://artmarirodrigues.blogspot.com.br/2013/04/fazendo-um-jardim-vertical-pap-em-video.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  16. Ri com seu texto Zizi.
    E aprendi. Nem sabia que Cristovão Colombo tinha filho.

    ResponderExcluir
  17. Zizi que postagem deliciosa, finalmente minha vida está voltando ao normal e estou aproveitando para ir visitar as amigas, claro que vou fazer um tour nas suas postagens e me atualizar..rsrsrsr!


    beijos...flor;

    ResponderExcluir
  18. Zizi querida, suas visita me alegram, amo té-la por aqui.
    E que fotos lindas, riqueza de detalhes, informações, ficou um post muito rico em história. Parabéns pelo capricho ao fazer esse post.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  19. Ai, meu Deus, que passeio abençoado, deve ter reposto as energias, Zizi...passear faz muito bem, ainda mais nesse lugar aí...achei graça quando li "Se eu fosse perguntar tudo, o guia não ia gostar."kkkkk
    Imaginei você, o tempo todo ao lado do guia, onde ele colocava os pés, você também, e depois não entender nadinha da explicação, por estar fotografando(e para mostrar as fotos para nós??!...isto é que é consideração Zizi...)...
    E seus artesanatos nãosaõ chatinhos, não, são lindos, e me inspira, e me deixa feliz da vida...
    Tenha um ótimo restinho de tarde, uma quarta-feira abençoada, e que todos os seus dias sejam assim, alegres, viajando,de bem com a vida, espalhando alegrias por onde passar...e trazendo alegrias também para nós....

    Bjssss

    ResponderExcluir
  20. Minha amiga, você está participando do sorteio,mas não estou vendo o banner aqui, não..será que você ainda não postou na barra lateral??????Vai perder os moranguinhosssss????rsss..ai, Zizi, corre e coloca o banner, vai que vc é sorteada...

    Deus te abençoe,lindos olhos azuis.....
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Olhei todas as fotos , cada detalhe , cada coisinha diferente. Lindas.


    Parabéns!



    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  22. Sempre é bom viajar e conhecer novos lugares, muito bacana todas essas coisas lindas, e era para ter perguntado um monte pro guia sim, afinal ele está lá pra isso! nada de vergonha kkkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Tua viajem foi incrível, amiga Zizi; é bom conhecer lugares diferentes, históricos, é um aprendizado. As fotos ficaram ótimas, e percebe-se que és detalhista.

    Um grande abraço...tenhas uma feliz quarta-feira :)

    ResponderExcluir
  24. vida sem gracinha??? rsrrs vc mora no rio de janeiro, a vida nao pode ser sem gracinha ai! bjo bjo

    ResponderExcluir
  25. Oi Zizi,

    Mulher viajadeira rsrsrsr!
    Adorei as fotos e aprendi muita coisa também, tudo muito interessante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Obrigado Zizi querida,por todo o teu carinho,obrigado também por participar e divulgar o sorteio de meu cantinho.
    Deus te abençoe sempre.Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Oi Zizi adorei conhecer através de você esse país, tudo muito lindo e fiquei ansiosa em um dia poder ir também, maravilhoso, bjks e um lindo dia *Ü*

    ResponderExcluir
  28. Esse post não vi e valeu apreciá-lo. Bem ou ouvimos ou fotografamos. Bem fez você de fotografar. Assim também podemos apreciar tão belos objetos.
    Tenha dias felizes minha amiga e Pérola!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  29. Zizi querida, adorei o post!!! Muitas fotos lindas e informações, delicia!!!
    Zizi, as tintas que uso não deixam cheiro, mas sujeira sempre faço... rsrsrsrs
    Tem que ter um lugar que possa sujar e bagunçar, sabe?
    Beijossssssss e mais beijos pra ti
    Vero

    ResponderExcluir

Feliz em te ver aqui!